Perfil

Sou jornalista graduada pela PUC-Campinas com 20 anos de atuação em redação de veículos impressos e em comunicação institucional.

Logo no início da carreira, me envolvi com o universo da hospitalidade, escrevendo para publicações especializadas em turismo, como o Guia 4 Rodas e a revista Viagem e Turismo, ambos da Editora Abril, e para o caderno Lugares, do jornal Correio Braziliense e o caderno Turismo do Correio Popular, de Campinas. Como consequência, a gastronomia também entrou na minha vida e tenho feito diversos projetos jornalísticos, como algumas edições da revista Veja Comer e Beber. Outra paixão é a editoria de saúde, que me permitiu escrever para revistas como Tudo, AnaMaria, Máxima, Época, Metrópole, Viva Saúde (onde fiz diversas edições temáticas) e, mais recentemente, Micro in Foco, da Sociedade Brasileira de Microbiologia.

Minha primeira pós-graduação foi em Jornalismo Social pela PUC-SP, onde pesquisei os aspectos sociais do turismo. Logo depois fui trabalhar na Natura Cosméticos, onde durante quase quatro anos cuidei da comunicação da área de Relações Governamentais. Como minha vida profissional era pautada por hospitalidade e saúde, fui cursar a pós-graduação em Hotelaria Hospitalar do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, para pesquisar as “Falhas de Comunicação com as Mães de UTI em Ambiente Hospitalar”. Fui convidada a apresentá-la no Congresso de Hospitalidade 2017, que aconteceu junto à Feira Hospitalar, em São Paulo.

A partir deste trabalho, desenvolvi o Projeto Humaniza Comunicação, que visa diagnosticar problemas e apontar melhorias para o atendimento e a comunicação em consultórios, clínicas e hospitais. Também trabalhei para a comunicação institucional do Hospital Vera Cruz, de Campinas, através da Gracioli Comunicação.

A editoria de carreira e negócios foi entrando aos poucos em meu campo de atuação e me conquistou. Colaboro como freelancer para o aplicativo e a revista Você S.A., da  Editora Abril, e para a revista C&S, da Fecomercio-SP, e para relatórios de atividades e sustentabilidade de empresas dos mais diversos setores.

Hoje, transito entre esses universos (saúde, institucional e negócios) na comunicação e tenho como meta fazer ao menos quatro cursos por ano, afinal, a busca por conhecimento não pode parar!

Karina Fusco

Karina Fusco